terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coalhada

Na festa de aniversario do meu pai resolvi fazer kibe de bandeja, coalhada e pão com trigo. Ai aproveitando que fiz a colahada vou dar a receita da coalhada e ensinar como faze-la tanto normal como seca. Pode parecer que da trabalho mais não da só demora pra ela ficar pronta.
Já testei fazer a versão diet e quase não rende mais se por algum motivo você tem que fazer já sabe que tera um rendimento baixo. Essa receita é muito suave, vale a pena de se fazer uma vez pelo menos.

Coalhada:

1 litro de leite tipo A
1 copo de iogurte ou coalhada industrializada
2 colheres de sopa de leite em pó

Ferver o leite e esperar ele amornar chegando a aproximadamente 50 graus, em uma vasilha de vidro misturar o leite em pó e o iogurte e depois acrescentar aos poucos o leite morno, tampar a vasilha com papel filme ou tampa (caso ela tem). Embrulhar bem com panos de prato ou um cobertor a vasilha e deixar ela por 6 horas em um lugar morno, depois tirar a vasilha do embrulho e levar a geladeira (a coalhada já está pronta).
Caso queira que ela fique seca aguarde umas horas até ela gelar e despeje todo o conteudo em um pano de prato, amarrar e aguardar de 3 a 6 horas até o liquido drenar (dica eu amarro ela em uma escumadeira assim da pra sair mais o liquido) pra escorrer deixar ela fora da geladeira. quando terminar o processo retirar o que sobrou no pano e colocar em prato, pote, vasilha o que preferir e servir.

Ta a foto não ta bonita mais é pra ter uma noção o kibe com a colahada.
Vou colocar abaixo a foto do kibe antes e depois do forno.

2 comentários: