terça-feira, 24 de agosto de 2010

Strogonof sem creme de leite

Depois de uma relaxante viagem, a volta a São Paulo, lá em São Carlos meu pai reune os amigos as sextas anoite e essa semana eu cozinhei para o grupo, escolhi uma receita simples que depois que eu testei gostei muito, já tinha servido ela para o meu sobrinho e pro meu marido fanático por strogonof.
Eu sentia muita falta no começo da dieta de comer um prato bem típico do meu dia a dia, e vendo os ingredientes que eu podia consumir resolvi testar essa receita, ela é simples e boa seja para quem esta de dieta, ou para aqueles que não comem creme de leite ou até para ser consumida em dias mais quentes já que ela é mais leve.
Já fiz com filé de frango, com alcatra, com coxão mole e com filé mignon, todas deram certo mais enfim vai varia conforme o que temos em casa ou o que gostamos mais. Eu faço a receita grande já que como ele puro, as vezes uso beterraba ralada como acompanhamento que fica gostoso, se você não está de dieta coma com arroz e batata palha mesmo.

Strogonof sem creme de leite:

750g de carne ou frango
1 cebola cortada da forma que mais lhe agradar
1 colher de sopa de molho inglês
1 vidro de cogumelos cortados
2 colheres de sopa de conhaque ou outra bebida que tenha em casa (até 51 fica bom)
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sobremesa de maisena
2 xic de leite
sal e pimenta a gosto

Em uma panea grande colocar a carne, a cebola e o molho inglês, mexer bem se ela soltar bastante caldo tampar e deixar cozinhar caso contrário adicionar água até a metade da carne. Deixar a carne cozinhar mexendo de vez em quando até o caldo reduzir a apenas 1 dedo ou menos da altura da panela, quando chegar nesse ponto adicionar o cogumelo e o conhaque, deixar por volta de 5 minutos com a panela destampada, mexendo de vez em quando adicionar a mostarda e misturar bem, depois adicionar o ketchup e misturar bem.
Em uma xícara dissolver a maisena no leite (1/2 xic de leite), colocar o leite restante 1 1/2 xic na carne e em seguida o leite com a maisena, o sal e a pimenta, misturar bem e deixar até engrossar. Ai jáestá pronto para se consumido.



Essa receita pode ser consumida tranquilamente por quem está na dieta do Dr. Dukan nos dias de PV (proteinas e vegetais), essa semana vou tentar explicar um pouco sobre a dieta.
E não menos importante essa semana fui a um bar e provei um bolinho de arroz com queijo, e advinhem tinha um tempero bem diferente e gostoso, era o alecrim, quando terminar a dieta tento um dia fazer em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário