terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brigadeiro, Bicho de pé e uma massa multi-uso de chocolate

Bem nessa tarde gelada de terça feira resolvi postar três receitas fáceis, gostosas e ótimas pra cobertura. Além de que são gostosas para comer mesmo nesse frio puras.
O brigadeiro é uma receita para ser usada de cobertura ou recheio de bolos/ cupcakes/ muffins, e também pode ser servida como brigadeiro de colher. Já a receita de bicho-de-pé as doceiras mais experientes que me perdoem mais aquela receita com gelatina difícil não é para qualquer mero mortal! A última é uma massa base, pode virar recheio para trufa, gnache, mousse, cobertura, recheio o que sua imaginação permitir.
A receita de brigadeiro foi a que eu usei para cobrir os bolinhos do post passado, já li que da para modificar e deixar ela com outros sabores, vou testar se funcionar eu posto, o creme de leite não tem que tirar o soro.

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado
200g de creme de leite (uma caixinha)
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo

Misturar todos os ingredientes em uma panela grande e funda (ele sobe), levar ao fogo médio ou baixo (depende da sua habilidade) e mexer sem parar até desprender do fundo, esperar esfriar e usar para cobrir ou rechear bolo, ou para comer de colher mesmo.

Essa receita de bicho de pé veio da Gabrielle me perguntar como eu fazia o bicho de pé pois o com gelatina não dava certo (eu nunca nem tentei fazer o com gelatina), é uma receita que a minha avó fazia e fica bem rosa e gostoso.

Bicho de pé:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
2 ou 3 colheres de sopa de quick de morango (a quantia varia conforme o tom que você quer chegar mais ou menos rosa)

Misturar todos os ingredientes em uma panela funda e levar ao fogo baixo (ele queima fácil) e mexer sem parar até ficar em ponto de enrolar (seria mais ou menos quando você passa a colher de pau e fica um caminho sem doce, ou quando colocando uma gota na pia de marmore ou granito ele ficar bem firme depois de frio).
Também da para fazer essa receita no microondas, coloque 2 minutos pare e mexe, depois 1 minuto, e assim por diante até ficar bem firme que eu me lembre dependendo do micro demora algo entre 3 a 5 minutos.

Essa última receita eu vou passar a quantia base para você testar mais por exemplo para ela ficar mais dura dobro a quantia de chocolate e diminuo a de creme de leite pela metade. Já testei usar creme de leite light e da certo, o soro do creme de leite só serve para deixar mais mole, ai é com você depende do ponto que deseja. O chocolate pode ser ao leite para uma receita mais doce ou o meio amargo para algo mais versátil ou até o amargo, para um doce menos enjoativo.

Massa base de chocolate

200g de chocolate picado
400g de creme de leite
1 colher de sopa de conhaque ou outra bebida (opcional)

Levar o creme de leite ao fogo até começar a ferver, jogar o chocolate e misturar muito bem até ficar homogêneo, nessa quantia fica bom para cobrir bolos, como um creme bem macio.

Espero que estejam gostando do blog!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário