segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bolo Massa Básica Branca

Ontem foi dia dos pais, e acabei levando alguns bolos sem açucar para o meu, bem o meu querido pão de ló do Dr. Dukan, não agradou a todos, culpa minha que gosto de ensopar ele com essência de baunilha, mais os bolinhos de aveia com pedaços de chocolate, foi aceito e agradou.
Uma coisa que incomoda algumas pessoas que eu conheço e me incomodou por anos foi não encontrar uma boa receita de bolo, que seja macia, molhada no ponto e que não fique solada, quando encontrei essa receita foi uma benção, ela é perfeita! Só tem um defeito, não é dietética, mais quando de vou testar usar adoçante e conto o resultado.
Eu faço ela em formas para cupcake/ muffin de silicone, eu uso 12 formas, pra dar um gosto diferente use de essências, eu sempre uso a de baunilha em todos os meus doces esse é um dos meus segredos.
Admito, não testei essa massa colocando chocolate ou cacau nela, pois tenho algumas receitas de bolo de chocolate maravilhosas, mais acredito que de para colocar pedaços de chocolate, ou gotas de chocolate e frutinhas.

Massa básica branca:

8 ovos
1 e 1/2 xic. de chá de açúcar
1 xic. de chá de manteiga sem sal (não fica legal com margarina)
2 xic. de chá de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de sopa de essência do sabor favorito (opcional)

Separar os ovos, e bater as claras em neve junto com o sal (faz as claras crescerem mais e ficarem mais firmes) e reserve. Bater as gemas com o açúcar, a manteiga e a essência até obter um creme esbranquiçado (demora um pouco mais deixa o sabor maravilhoso). Acrescente a farinha e o fermento, até ficar uma mistura homogênea e por último acrescente as claras batidas em neve. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (acima de 180 graus) por 25 minutos.

Para o bolo ficar mais macio não tire ele correndo do forno deixe 10 minutos desligado, qualquer coisa deixe a porta entreaberta.
Os bolos da foto foram cobertos com um creme de brigadeiro depois eu posto a receita, hoje ou amanhã, e com bolinhas de açúcar tipo das que usa em dragê, eu trouxe da Alemanha mais acho que na loja barra doce vende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário